Os bons resultados do setor de franchising em 2024 direcionam as marcas, investidores e franqueados para o fortalecimento de áreas tradicionais e com muitas promessas positivas no ano de 2025, e é exatamente que isso que vamos mostrar aqui no Franquia Digital.
Ao mesmo tempo em que impulsionam a criação de cada vez mais serviços ligados à conveniência do consumidor, bem-estar e experiências, como negócios verdes, saúde e bem-estar, turismo, franquias digitais e novos serviços, entre outros.
“As tendências de franquias para 2025 apontam para o fortalecimento de segmentos que estão alinhados com mudanças nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos”,explica Rodrigo Abreu, diretor de Marketing e Comunicação da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Na análise do executivo, segmentos considerados tradicionais do franchising como de Alimentação, mais especificamente relacionado aos alimentos naturais e à saudabilidade, em Comércio e Distribuição; nichos como os mercados autônomos, alavancados durante a pandemia, e o delivery tendem a se manter em alta, devido à busca crescente dos clientes por conveniência e bem-estar.
Com a transformação tecnológica dos últimos anos, esse processo de inovação fica ainda mais acelerado e acessível, de acordo com consultores do setor.
“Investir em franquias que seguem tendências pode ser lucrativo, desde que o empreendedor realize uma análise cuidadosa e esteja disposto a adaptar-se às mudanças.
O segredo é combinar uma boa escolha de setor com planejamento estratégico e execução eficiente”, recomenda Sylvio Korytowski, membro do Conselho Fiscal e do Comitê Internacional ABF e sócio da Kick Off Consultores.
“Em 2025 algumas áreas sofrerão impactos em mudanças comportamentais e tecnológicas e outras mais específicas estarão em evidência”, afirma Fernando Loureiro, consultor e gestor em franquias.
Dados do Mercado de Franquias no Brasil
Dados mais recentes da (ABF) mostram que o mercado de franquias no Brasil superou as expectativas, com o desempenho alavancado pelo resultado no 3º trimestre de 2024.
O crescimento no faturamento foi de 12,1%, comparado ao mesmo período do ano passado.
A receita passou de R$ 62,676 bilhões para R$ 70,231 bilhões.
No prazo de 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.
De acordo com Abreu, da ABF, as franquias de segmentos que investem em produtos naturais, orgânicos e com apelo ambiental têm grande potencial de crescimento.
“Em Saúde, Beleza e Bem-Estar, observando o envelhecimento da população e a busca por qualidade de vida, vemos uma expansão de negócios voltados a cuidados pessoais, estética, academias e clínicas especializadas”, exemplifica.
“Na Educação, o ensino a distância (EAD) e as plataformas de ensino com uso de tecnologia são negócios que devem continuar expandindo, especialmente com a crescente digitalização, que, aliás, foi adotada pelo setor de franquias como um todo”, completa.
Tendências Para as Franquias em 2025
Dada a dimensão do Franchising e todo o seu ecossistema, outros segmentos que devem ficar em alta para 2025 são:
- Sustentabilidade e Negócios Verdes – Eventos climáticos levam as pessoas a buscar mais consciência, principalmente a geração millenials que escolhe empresas com esse propósito;
- Educação e Capacitação Profissional – em um mercado de trabalho competitivo, a demanda por aprendizado em tecnologia, idiomas e cursos profissionalizantes cresce;
- Tecnologia e Inovação – Franquias que oferecem automação, desenvolvimento de software, marketing digital e suporte técnico devem prosperar, pois a Inteligência Artificial vai deixando de ser uma tendência para se firmar como realidade;
- Delivery e Alimentação Rápida – As pessoas buscam conveniência e praticidade e, com essa mudança de hábitos, os serviços seguem em alta, adicionando totens de autoatendimento;
- Serviços para Idosos – O envelhecimento da população cria oportunidades para franquias voltadas à terceira idade.
Cenário Do Mercado De Franquias Para 2025
Ao mesmo tempo em que são áreas em ascensão, esses segmentos de negócio são fortes tendências para 2025 e podem ser bem aproveitados por futuros investidores para ampliar sua renda e seu ramo de atuação.
“De maneira geral, independentemente do segmento, o franchising brasileiro é dinâmico e tem capacidade de se adaptar rapidamente às necessidades do mercado, o que gera oportunidades de negócios e crescimento mesmo em cenários desafiadores”, acredita o diretor da ABF.
“Setores em alta oferecem um público potencial maior, mas é essencial avaliar a sustentabilidade da tendência e o suporte da franquia”, orienta Sylvio Korytowski.
Apesar de tendências e ondas serem promissores pontos de partida para alavancar um negócio, o investidor deve criar seu empreendimento para ser perene e não relacionado a ‘ondas’ ou períodos específicos.
“O empreendedor ou investidor deve ter clareza do tipo de negócio que deseja, afinidade com o segmento e com o próprio negócio, independentemente de ser uma tendência ou não.
As tendências no setor de franquias representam oportunidades relevantes, mas é essencial analisá-las com cautela e estratégia.
Investir em áreas que estão em evidência pode trazer ótimos resultados, desde que a decisão esteja alinhada com o perfil do investidor, a capacidade operacional da rede e as necessidades do mercado local.
Não basta seguir a ‘onda’, aconselha Rodrigo Abreu.
‘Onda’ dá uma direção, mas estratégia é fundamental sempre!
Dicas De Consultores Para As Franquias 2025
Para os consultores, é fundamental seguir algumas dicas e recomendações:
- Fazer pesquisa de mercado para entender o setor, os hábitos dos consumidores e a concorrência;
- Avaliar a experiência e a presença da franquia para entender se seus diferenciais são claros para o mercado.Fique atento a aceleradoras que querem ganhar capilaridade a qualquer custo;
- Conheça a marca, sua história, reputação e a equipe por trás dela e se a franquia tem suporte e treinamento para seus franqueados;
- Verifique se a franquia tem um modelo de negócios comprovado e seus lucros são consistentes;
- Certifique-se de ter o capital necessário para cobrir os custos iniciais e de operação da franquia;
- Estude o negócio: leia o contrato, conheça o modelo operacional e fale com outros franqueados pois a opinião de quem está na rede é fundamental;
- Entenda como a tendência pode ser aplicada de forma sustentável dentro do modelo de negócios e do público-alvo da franquia;
- Nunca subestime a importância de desenvolver competências como gestão e liderança, pois mesmo com um modelo de negócio estruturado, o sucesso de uma franquia depende diretamente do engajamento e da atuação do franqueado;
- Adapte-se às novas tecnologias: explore ferramentas digitais para gestão, marketing e atendimento ao cliente.
10 Maiores Franquias
# | Franquias | Unidades 2023 |
1 | CACAU SHOW | 4.216 |
2 | O BOTICÁRIO | 3.689 |
3 | MCDONALD´S | 2.662 |
4 | ORTOBOM | 2.380 |
5 | ODONTOCOMPANY | 1.899 |
6 | LUBRAX + | 1.741 |
7 | SUBWAY | 1.574 |
8 | AM/PM | 1.540 |
9 | ÓTICAS CAROL | 1.400 |
10 | BURGER KING BRASIL | 1.331 |
Veja a lista completa aqui!
10 Maiores Microfranquias
# | Microfranquias | Unidades 2023 |
1 | MARKET4U | 2.100 |
2 | PRUDENTIAL | 1.686 |
3 | SEGURALTA | 1.672 |
4 | KUMON | 1.532 |
5 | CREDFÁCIL | 1.009 |
5 | É SEGURO CORRETORA | 809 |
6 | TOUTI | 718 |
7 | CEOPAG | 707 |
7 | EMIVE FRANCHISING | 660 |
8 | LINX | 619 |
9 | CLUBE TURISMO | 535 |