Tendências do Franchising em 2025: As Franquias Que Prometem no Novo Ano

As tendências de franquias para 2025 apontam para o fortalecimento de segmentos que estão alinhados com mudanças nos hábitos de consumo e técnologia.

Os bons resultados do setor de franchising em 2024 direcionam as marcas, investidores e franqueados para o fortalecimento de áreas tradicionais e com muitas promessas positivas no ano de 2025, e é exatamente que isso que vamos mostrar aqui no Franquia Digital.

Ao mesmo tempo em que impulsionam a criação de cada vez mais serviços ligados à conveniência do consumidor, bem-estar e experiências, como negócios verdes, saúde e bem-estar, turismo, franquias digitais e novos serviços, entre outros.

“As tendências de franquias para 2025 apontam para o fortalecimento de segmentos que estão alinhados com mudanças nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos”,
explica Rodrigo Abreu, diretor de Marketing e Comunicação da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Na análise do executivo, segmentos considerados tradicionais do franchising como de Alimentação, mais especificamente relacionado aos alimentos naturais e à saudabilidade, em Comércio e Distribuição; nichos como os mercados autônomos, alavancados durante a pandemia, e o delivery tendem a se manter em alta, devido à busca crescente dos clientes por conveniência e bem-estar.

Com a transformação tecnológica dos últimos anos, esse processo de inovação fica ainda mais acelerado e acessível, de acordo com consultores do setor.

“Investir em franquias que seguem tendências pode ser lucrativo, desde que o empreendedor realize uma análise cuidadosa e esteja disposto a adaptar-se às mudanças.

O segredo é combinar uma boa escolha de setor com planejamento estratégico e execução eficiente”, recomenda Sylvio Korytowski, membro do Conselho Fiscal e do Comitê Internacional ABF e sócio da Kick Off Consultores.

“Em 2025 algumas áreas sofrerão impactos em mudanças comportamentais e tecnológicas e outras mais específicas estarão em evidência”, afirma Fernando Loureiro, consultor e gestor em franquias.

Dados do Mercado de Franquias no Brasil

Dados mais recentes da (ABF) mostram que o mercado de franquias no Brasil superou as expectativas, com o desempenho alavancado pelo resultado no 3º trimestre de 2024.

O crescimento no faturamento foi de 12,1%, comparado ao mesmo período do ano passado.

A receita passou de R$ 62,676 bilhões para R$ 70,231 bilhões.

No prazo de 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.

De acordo com Abreu, da ABF, as franquias de segmentos que investem em produtos naturais, orgânicos e com apelo ambiental têm grande potencial de crescimento.

“Em Saúde, Beleza e Bem-Estar, observando o envelhecimento da população e a busca por qualidade de vida, vemos uma expansão de negócios voltados a cuidados pessoais, estética, academias e clínicas especializadas”, exemplifica.

“Na Educação, o ensino a distância (EAD) e as plataformas de ensino com uso de tecnologia são negócios que devem continuar expandindo, especialmente com a crescente digitalização, que, aliás, foi adotada pelo setor de franquias como um todo”, completa.

Tendências Para as Franquias em 2025

Dada a dimensão do Franchising e todo o seu ecossistema, outros segmentos que devem ficar em alta para 2025 são:

  • Sustentabilidade e Negócios Verdes – Eventos climáticos levam as pessoas a buscar mais consciência, principalmente a geração millenials  que escolhe empresas com esse propósito;

 

  • Educação e Capacitação Profissional – em um mercado de trabalho competitivo, a demanda por aprendizado em tecnologia, idiomas e cursos profissionalizantes cresce;

 

  • Tecnologia e Inovação – Franquias que oferecem automação, desenvolvimento de software, marketing digital e suporte técnico devem prosperar, pois a Inteligência Artificial vai deixando de ser uma tendência para se firmar como realidade;

 

  • Delivery e Alimentação Rápida – As pessoas buscam conveniência e praticidade e, com essa mudança de hábitos, os serviços seguem em alta, adicionando totens de autoatendimento;

 

  • Serviços para Idosos – O envelhecimento da população cria oportunidades para franquias voltadas à terceira idade.


Cenário Do Mercado De Franquias Para 2025

Ao mesmo tempo em que são áreas em ascensão, esses segmentos de negócio são fortes tendências para 2025 e podem ser bem aproveitados por futuros investidores para ampliar sua renda e seu ramo de atuação.

“De maneira geral, independentemente do segmento, o franchising brasileiro é dinâmico e tem capacidade de se adaptar rapidamente às necessidades do mercado, o que gera oportunidades de negócios e crescimento mesmo em cenários desafiadores”,  acredita o diretor da ABF.

“Setores em alta oferecem um público potencial maior, mas é essencial avaliar a sustentabilidade da tendência e o suporte da franquia”, orienta Sylvio Korytowski.

Apesar de tendências e ondas serem promissores pontos de partida para alavancar um negócio, o investidor deve criar seu empreendimento para ser perene e não relacionado a ‘ondas’ ou períodos específicos.

“O empreendedor ou investidor deve ter clareza do tipo de negócio que deseja, afinidade com o segmento e com o próprio negócio, independentemente de ser uma tendência ou não.

As tendências no setor de franquias representam oportunidades relevantes, mas é essencial analisá-las com cautela e estratégia.

Investir em áreas que estão em evidência pode trazer ótimos resultados, desde que a decisão esteja alinhada com o perfil do investidor, a capacidade operacional da rede e as necessidades do mercado local.

Não basta seguir a ‘onda’, aconselha Rodrigo Abreu.

‘Onda’ dá uma direção, mas estratégia é fundamental sempre!

Dicas De Consultores Para As Franquias 2025

Para os consultores, é fundamental seguir algumas dicas e recomendações:

  • Fazer pesquisa de mercado para entender o setor, os hábitos dos consumidores e a concorrência;


  • Avaliar a experiência e a presença da franquia para entender se seus diferenciais são claros para o mercado.
    Fique atento a aceleradoras que querem ganhar capilaridade a qualquer custo;

 

  • Conheça a marca, sua história, reputação e a equipe por trás dela e se a franquia tem suporte e treinamento para seus franqueados;

 

  • Verifique se a franquia tem um modelo de negócios comprovado e seus lucros são consistentes;

 

  • Certifique-se de ter o capital necessário para cobrir os custos iniciais e de operação da franquia;

 

  • Estude o negócio: leia o contrato, conheça o modelo operacional e fale com outros franqueados pois a opinião de quem está na rede é fundamental;

 

  • Entenda como a tendência pode ser aplicada de forma sustentável dentro do modelo de negócios e do público-alvo da franquia;

 

  • Nunca subestime a importância de desenvolver competências como gestão e liderança, pois mesmo com um modelo de negócio estruturado, o sucesso de uma franquia depende diretamente do engajamento e da atuação do franqueado;

 

 

10 Maiores Franquias

#FranquiasUnidades 2023
1 CACAU  SHOW4.216
2 O BOTICÁRIO3.689
3 MCDONALD´S2.662
4 ORTOBOM2.380
5 ODONTOCOMPANY1.899
6 LUBRAX +1.741
7 SUBWAY1.574
8 AM/PM1.540
9 ÓTICAS CAROL1.400
10 BURGER KING BRASIL1.331

Veja a lista completa aqui!

 

10 Maiores Microfranquias

# MicrofranquiasUnidades 2023
1 MARKET4U2.100
2 PRUDENTIAL1.686
3 SEGURALTA1.672
4 KUMON1.532
5 CREDFÁCIL1.009
5 É SEGURO CORRETORA809
6 TOUTI718
7 CEOPAG707
7 EMIVE FRANCHISING660
8 LINX619
9 CLUBE TURISMO535

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